PPP: Helton, resgatando valores para o efetivo exercício da cidadania Sub Projeto: Sustentabilidade. Venha nos conhecer!.
RSS

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Projeto: A caminho da Escola


No dia 08/08, lotada por alunos do EI  ao 5° ano, o pátio da nossa,transforma-se rapidamente em sala de aula. Em vez de giz e quadro negro, os professores usam peruca, maquiagem carregada, roupas divertidas e exageradas, diversos ornamentos e muitas músicas. Recheada pela gargalhada dos jovens, a lição sobre segurança e comportamento responsável é a primeira atividade do projeto A Caminho da Escola, iniciativa da Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio) que leva a colégios peças de teatro e brincadeiras, para ensinar os mais jovens a como se comportar de forma correta nas ruas.     



 
Criado em 2007, o projeto percorre cerca de 180 escolas municipais por ano, apresentando, através de atividades lúdicas, de uma forma leve e engraçada, as leis de trânsito às crianças. O programa começa com uma peça de teatro em que Fom-Fom, filho de Dona Bibi e Fiuí, pede à mãe para ir ao colégio sozinho. Para garantir que ele vai chegar a seu destino com segurança, ela apresenta significado das cores nos semáforos e das placas de sinalização, além de falar sobre a importância de conceitos básicos como atravessar na faixa de pedestres. Para o ator Márcio Menta, que vive ambos os pais de Fom-Fom, a música, parte favorita da criançada, é uma forma muito eficiente de passar conceitos sérios.















Na sala de aula, após a apresentação teatral, o conteúdo apresentado é revisto em forma de brincadeiras como jogo da memória e desenhos, e os guris, acompanhados por monitores, revelam o que aprenderam e mais gostaram na primeira atividade. Ao mesmo tempo, professores são capacitados para trabalhar junto aos alunos questões pertinentes a realidade de cada colégio elaborando uma análise de risco, definindo onde é preciso melhorar a sinalização, pintar faixas de segurança ou incluir semáforos que ajudem a aumentar a segurança dos arredores da instituição. Para Mauro Ferreira, Diretor de Educação para o Trânsito da CET-Rio, é importante começar a educação nesse assunto desde cedo.








A Cet-Rio está de parabéns pela parceira ! Nossos alunos agradecem ! 



0 comentários:

Postar um comentário