A criança aprende um idioma estrangeiro melhor do que um adolescente ou um adulto? É importante e necessário expor a criança ao idioma inglês nos primeiros anos do Ensino Fundamental? A aquisição de uma segunda língua quando a criança ainda está sendo alfabetizada em sua língua materna pode ser prejudicial ao seu desenvolvimento cognitivo? Quais vantagens advirão da aquisição do idioma inglês para a criança?
Baseando-se em inúmeras pesquisas e observações desenvolvidas por cientistas em neurolinguística, psicologia e linguística para explicar as diferenças do desenvolvimento cognitivo da criança, o Programa Rio Criança Global – lançado no segundo semestre de 2010 – tem o objetivo de introduzir o ensino de inglês nas escolas do município do Rio de Janeiro, a partir do l° ano, com expansão ao EI em 2012, e preparar as crianças para as Olimpíadas de 2016 e o mercado de trabalho.
É notório que o Brasil e o Rio de Janeiro estão inseridos num mundo cada vez mais globalizado e, devido à popularização da internet e ao desenvolvimento do turismo na cidade, a aquisição do idioma inglês torna-se imprescindível, por ser universal.
A abordagem adotada pelo Programa Rio Criança Global leva em conta que o fato de a cognição das crianças, nesta fase do aprendizado, ainda estar se desenvolvendo. Por isso, é o momento ideal para que lhes sejam apresentados os conteúdos concretos do idioma inglês, de modo que possam falar com segurança, segundo os princípios da teoria de Piaget.
O material didático adotado pelo programa enfatiza a natureza lúdica e sociointerativa da criança em desenvolvimento, que aprende o idioma brincando.
Os vídeos e fantoches e os recursos multimídias da Educopédia também são excelentes ferramentas para motivar a criança a interagir, enquanto estuda inglês.
Adaptado de : BARBOSA, Dayse Alves. Rio Criança Global- um programa de inclusão da criança no mundo. http://www.educacao10.syncmobile.com.br/?p=359#comment-6801
0 comentários:
Postar um comentário