PPP: Helton, resgatando valores para o efetivo exercício da cidadania Sub Projeto: Sustentabilidade. Venha nos conhecer!.
RSS

terça-feira, 22 de maio de 2012

Xadrez na Educação Física


A  ideia básica de se levar o xadrez às escolas reside no fato de ele ser um esporte pedagógico, auxiliando no desenvolvimento das demais disciplinas curriculares. Quem não precisa, por exemplo, adquirir uma boa memória para guardar acontecimentos e datas quando está em uma aula de história? Qual de nós não tem necessidade de ter precisão nos cálculos matemáticos? 





A nossa  prof. de Educação Física Vilma Baeta,  por entender que o jogo estimula, entre outros, o espírito competitivo e auto-confiança,  adequando-se às exigências da educação moderna, promoveu uma divertida aula com esse lúdico recurso.



Vamos conferir?






Prof. Vilma orientando a dupla da turma 1502









Segundo estudos, o aprendizado e a prática do xadrez desenvolvem várias habilidades como atenção, concentração, julgamento, planejamento, imaginação, antecipação, memória, vontade de vencer, paciência, autocontrole, espírito de decisão e coragem, lógica matemática, raciocínio analítico e sintético, criatividade, inteligência, organização metódica do estudo e o interesse pelas línguas estrangeiras.






Entretanto, o imenso mérito do xadrez é que ele responde a uma das preocupações fundamentais do ensino moderno: dar a possibilidade de cada aluno progredir segundo seu próprio ritmo, valorizando assim a motivação pessoal do escolar.




Ao ser introduzido nas classes de baixo rendimento escolar, elo auxilia no desenvolvimento do sentimento de autoconfiança, visto que apresenta uma situação na qual os alunos têm a oportunidade de descobrir uma atividade em que podem se destacar e paralelamente progredir em outras disciplinas acadêmicas.




O xadrez não é só um jogo, como já dissemos, não é só uma arte e nem é só uma ciência. O xadrez é a mistura de todos esses elementos. Por esse motivo, e por muitos outros, ele é considerado uma ótima estratégia para ser aplicada nas escolas.


      Parabéns, prof. Vilma, pela iniciativa de utilizar o xadrez e suas implicações educativas! 

0 comentários:

Postar um comentário